sexta-feira, 30 de março de 2012

Meus Add-ons favoritos do Firefox: RequestPolicy

Para quem, assim como eu, não abandona o Mozilla Firefox por nada nesse mundo (mesmo que o Chrome seja mais rápido e blá, blá, blá ;o)), vou divulgando nos próximos dias alguns posts com meus Add-ons favoritos desse navegador. Nem todos estão relacionados a segurança, mas a maioria está.

Começo com o RequestPolicy, que é uma ferramenta que impede e permite que você controle o "cross site request", ou seja, as informações trocadas pelos sites em que você navega, melhorando a privacidade e a segurança da sua navegação.

O CSRF (Cross-Site Request Forgery) é um ataque em aplicações web onde um site faz requisições a uma sessão já aberta pelo usuário. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Uma vez que esta extensão esteja instalada, você verá uma bandeira vermelha na área de notificação do Windows, toda vez que o programa bloquear requisições do site que você está visualizando no momento.

Ele permite então que você, ao clicar no ícone da bandeira vermelha, escolha quais requisições quer permitir ou manter bloqueada, como mostra a imagem abaixo (clique para ampliar):


É uma ferramenta que vale a pena ser testada. Mais informações sobre o programa, acesse sua página oficial em: https://www.requestpolicy.com/

t+

Cristiano
"It's nothing but a network layer 8 issue"  -  "There's no place like 127.0.0.1"

Artigo sobre Forense em navegadores

Bom dia

Compartilho com os visitantes desse blog (e meus alunos também os quais "obrigo" a passarem aqui, heheh), um link sobre análise forense em Web Browsers. Como já havia comentado, minha memória não está nada boa, então uso esse bog também para colocar link úteis que encontro por aí e que sei que vou precisar um dia (talvez você precise também, então faça bom proveito ;o)).

Segue o link no Blog do Sandro Süffert http://sseguranca.blogspot.com.br/2010/03/browser-forensics-bom-material-de.html

t+ e grande abraço.

Cristiano
"It's nothing but a network layer 8 issue"  -  "There's no place like 127.0.0.1"

Novos desafios

Ufa, como é bom poder escrever por aqui novamente. Estava há muito tempo sem conseguir escrever em nenhum dos meus blogs, mas vou tentar me redimir disso colocando bastante coisa nos próximos dias.

De junho de 2011 a janeiro de 2012, eu lecionei as cadeiras de Teleprocessamento I e II no CTT Maxwell (www.cttmaxwell.com.br), em POA. O pessoal me recebeu muito bem e foram super bacanas comigo, e só tenho a agradece-los. Tive alunos muito bacanas também, a galerinha se puxava.

Deixo aqui meu agradecimentos publicamente ao pessoal que sempre me deu suporte e deixo a certeza de deixar grandes amigos por lá.


Agora, a partir de fevereiro de 2012, estou lecionando na Escola Alcides Maya, que oferece cursos técnicos profissionalizantes em TI também. Estou lecionando as disciplinas de "Segurança de Redes", "Sistemas Operacionais III", "Metodologia de Projetos" e "Redes I" para o curso pós-técnico em Redes de Computadores. Novos desafios, novos colegas, novos alunos, novas perspectivas. O ano começa bem e espero poder realizar um bom trabalho na Escola Alcides Maya também.

Então se não puder colocar muita coisa atualizada por aqui, saibam que é em função da rotina corrida, mas sempre que der eu volto ;o)

Um abraço e paz a todos os visitantes e venham conferir novos posts com mais frequência ;o)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...