quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Girls around me" removido da App Store

Apenas para pontuar sobre uma notícia anterior, a Apple removeu da sua APP Store o aplicativo "Girls around me", o qual comentei neste artigo: http://www.naticomseguranca.blogspot.com.br/2012/04/app-girls-around-me.html

Após diversas reclamações sobre o direito a privacidade, no dia 31/03/2012 o aplicativo foi removido da App Store pelo seu desenvolvedor, que alega que os objetivos da aplicação foram mal compreendidos pelos usuários.

Mais informações aqui: http://www.linhadefensiva.org/2012/04/aplicativo-para-iphone-girls-around-me-e-removido-de-loja-da-apple/

O problema principal que é o fato do usuário compartilhar informações demais em redes sociais não será resolvido, mas já é um passo para que as pessoas ao menos atentem para esse fato. O usuário não lê o contrato, e sai postando informações pessoais na rede: receita infalível.

t+

Cristiano
"It's nothing but a network layer 8 issue"  -  "There's no place like 127.0.0.1"

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Think before you share

E por falar em segurança, eis uma série de vídeos do Ministério da Defesa do Reino Unido, que criou uma campanha chamada "Think before you share" ou "Pense antes de compartilhar", visando alertar os usuários quanto ao perigo de determinadas informações pessoais disponibilizadas online.Os vídeos mostram a importância de termos cuidado com as informações postadas e ganharam o "Gold Award" do prêmio IVCA da indústria de comunicação britânica.

Seguem os vídeos:
Personal Security Online - Video 1



Personal Security Online - Video 2  


Personal Security Online - Video 3 


Personal Security Online - Video 4


 Inclusive é possível baixá-los aqui nos formatos .MOV, .MP4 ou .WMV aqui: http://www.blogs.mod.uk/onlinesecurity/videos.html

Site do Departamento de Defesa do Reino Unido: www.mod.uk

App "Girls around me"

Para quem trabalha com TI, as questões "segurança" e "privacidade" estão sempre em evidência, principalmente quando uma depende da outra. Qual não foi a minha surpresa quando fiquei sabendo do aplicativo "Girls Around Me" disponível para dispositivos móveis da Apple em: http://itunes.apple.com/br/app/girls-around-me-foursquare/id468059309?mt=8

Um resumo bem sucinto do que a aplicação faz:

O "Girls around me" é um aplicativo de geolocalização, sendo que a primeira coisa que ele faz ao ser carregado, é obter a sua localização e mostrar um mapa do Google Maps centrado no ponto onde você se encontra no momento. Até aí, nada de anormal. 

A "brincadeira" começa quando o usuário pressiona o botão "Radar", no qual o aplicativo irá mostrar, de acordo com a sua escolha inicial (mulheres, homens ou ambos), uma série de pessoas próximas a sua localização atual, que fizeram chekin no Foursquare e que possuem perfis públicos no Facebook, permitindo a você saber que uma estranha perfeita está há apenas duas quadras de você. Bacana não?!

Creio que não preciso dissertar sobre a quantidade de problemas que podem ser gerados em função desse aplicativo "inocente", acho que só a possibilidade de um estranho ter acesso às suas informações e saber sua localização atual já é o suficiente.

Se quiser ler mais sobre o asunto e ter mais informações dos riscos envolvidos, acesse: http://www.cultofmac.com/157641/this-creepy-app-isnt-just-stalking-women-without-their-knowledge-its-a-wake-up-call-about-facebook-privacy/ (em inglês).

t+

Cristiano
"It's nothing but a network layer 8 issue"  -  "There's no place like 127.0.0.1"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...