segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Palestra na Faculdade SENAI - Porto Alegre

Aconteceu no dia 03/11/2014 na Faculdade SENAI de Porto Alegre a palestra "Segurança na Internet - Também é questão de Bom Senso". A palestra fez parte da Semana Acadêmica da faculdade que contou ainda com outras palestras, minicursos e workshops.

 Novamente é um imenso prazer falar para um público tão atencioso e só tenho a agradecer a presença de todos. Por cerca de 50 min (um pouco mais na verdade, pois não consigo me conter =)), conversamos sobre os aspectos da segurança e a relação entre o Bom Senso e a nossa vida digital.


No belo auditório da Faculdade SENAI, falamos sobre casos de engenharia social, vimos como criar boas senhas, discutimos sobre fatores de autenticação e sobre o futuro da segurança.


Agradeço ao Coordenador de Extensão e Pós Graduação, Me. Elmário Dutra pelo convite (convite este que veio após a minha palestra no SENAC, na qual ele estava presente). Aproveito para parabenizá-lo pelo belo trabalho que vem realizando junto aos seus alunos; trouxeram perguntas muito pertinentes e de excelente nível técnico. Mais uma bela oportunidade para falar sobre segurança e ainda ampliar o networking =)

t+
Cristiano
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." - Aristóteles

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Palestra no Colégio São José SL

Aconteceu no dia 22/10/2014 no Colégio São José em São Leopoldo a palestra "Cyberbullying e Segurança na Internet - Também são questões de Bom Senso". Por cerca de 1:45h, conversamos sobre as características do Cyberbullying, aspectos gerais da segurança na Internet e diversos outros assuntos relacionados ao tema. 



Apesar de termos uma plateia reduzida (pois apenas dois pais atenderam ao chamado da escola), posso dizer que foi uma experiência muito gratificante e, arrisco dizer, que foi uma das melhores palestras que fiz até então. Tive um feedback direto dos pais que interagiram e participaram ativamente fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas, valorizando ainda mais a atividade a qual estavam participando. Desde que comecei a fazer as palestras gratuitamente, meu objetivo sempre foi atingir o máximo número de pessoas e, dentro do possível, sensibilizá-las quanto a um tema tão importante que é a segurança de crianças e adolescentes online. Se de 100 pessoas numa palestra eu puder atingir ao menos uma, já me dou por satisfeito; tenho certeza de que ambos os pais presentes, saíram mais sensibilizados quanto a essas questões e por isso os cumprimento veementemente. 
Não posso deixar de registrar também, o quão feliz fico de ver a preocupação da instituição "Colégio São José São Leopoldo" com a segurança digital dos seus alunos. Por trabalhar com segurança da informação, me admira ver pessoas conscientes de que o "elo mais fraco" da segurança da informação são os usuários e, por isso, precisam de treinamento adequado. Não raras foram as vezes que ofereci essa palestra para diversas escolas da grande POA e Vale dos Sinos e sequer resposta recebi. No CSJ, esta foi a terceira vez que pude conversar com alunos/pais de alunos sobre esse tema tão relevante nos dias atuais e estarei sempre a disposição quantas vezes mais me solicitarem. Essa iniciativa em chamar a comunidade para debater segurança digital, sem dúvida atesta a preocupação do colégio com a segurança dos seus alunos e certamente me posiciono como um admirador de uma instituição com plena consciência do seu papel social (mesmo que a resposta dos pais, principais educadores, não tenha sido a esperada; importante é ter ciência do seu papel e continuar tentando). Proatividade é pensar o problema antes que ele aconteça. Parabéns ao Colégio São José nas figuras da irmã diretora Ceris e da sra. Deborah que sempre com um sorriso me recebem. Em resumo: ótima atividade.

t+

Cristiano
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." - Aristóteles
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...