quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Seja bem vindo!

A idéia de criar este blog surgiu após a percepção da necessidade constante de atualizar os usuários de computador (principalmente os novos usuários), com informações e dicas relevantes sobre segurança em TI.

A crescente onda de crimes digitais associada a consciência de que a Informática trata-se de uma ciência exata e que portanto requer prática constante, me trouxe a avaliação e exposição de uma série de conceitos e dicas que julgo serem importantes para quem depende do computador para trabalhar ou mesmo se divertir.

Neste espaço, tomo como premissa o fato de que 100% de segurança não existe, seja no mundo real, seja no virtual e, logo, a proposta aqui é procurar reduzir o nível de insegurança ao qual estamos expostos no mundo digital, explorando conceitos e ferramentas para essa finalidade.

Note que a idéia é expor opiniões sobre assuntos os quais já possuo certa vivência ou tenha estudado, e como não sou "tão criança ao ponto de saber tudo" (parafraseando Renato Russo), comentários, sugestões, complementos e mesmo opiniões em desacordo com as aqui expostas serão sempre bem vindas. A idéia é enriquecermos com a troca de experiências, pois no final das contas, nosso bem mais precioso continuará sempre sendo o conhecimento.

Também é objetivo desse blog fornecer material complementar para meus alunos, tornando este mais um espaço onde podemos interagir. Como uma das disciplinas que ministro é de "Segurança de Redes", muito do material aqui publicado tem fins educacionais e gostaria de deixar claro que, não concordo, não incentivo e não auxilio quem quer que seja na prática de invadir computadores para fins ilícitos, muito embora precisemos explorar algumas ferramentas de invasão de sistemas para fins educacionais.

Entre, leia, comente e sinta-se em casa, pois a casa é sua.

Grande abraço aos visitantes.

t+

Cristiano Goulart Borges (Spk)

P.S.: Memória!!! Assim como precisamos dela com certa abundância no computador, precisamos dela na nossa cabeça também, e este é um artigo que considero luxuoso (e no meu caso, excasso). Logo, utilizo este espaço para, além de inserir dicas que considero úteis, fazer meu guia de consulta rápida a algumas funcionalidades/configurações as quais "sei" que precisarei me lembrar um dia ;o). Alguns artigos têm somente a finalidade específica de registrar algumas experiências para que possa fazer uma rápida consulta futura, tão logo minha parca memória o exigir, criando assim um BD pessoal de soluções de casos anteriores.  Grato pela atenção e sobretudo pela compreensão.

Have fun ;o)

2 comentários:

Adri disse...

Cristiano, bem útil o teu blog. Prevenir ainda é o melhor remédio.

Adri.

Tales Cabral disse...

Ae carinha, só agora pude desfrutar de um pouco de seu conhecimento.

Muito show seu blog
Tales.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...