terça-feira, 24 de novembro de 2009

Usando o Gmail com segurança em redes públicas

Para quem, como eu, é viciado nos serviços do Google, aqui segue uma dica para utilizar o serviço de e-mail Gmail tranquilamente em redes públicas.

Em sua operação padrão, quando você acessa o site www.gmail.com no seu navegador, pode notar que ele automaticamente te redireciona para https://www.gmail.com, ou seja, utliza uma conexão HTTP Segura ou HTTPS (este tipo de conexão criptografa os dados HTTP antes do envio, aumentando o nível de segurança desse protocolo).



Isto quer dizer que ao fazer o logon, suas credenciais (usuário/senha), estão protegidas. Porém tão logo o processo de logon é executado, o Gmail volta a operar em HTTP (uma pessoa mal intencionada poderia até não pegar suas credenciais de logon, mas poderia capturar seus e-mails, por exemplo). Em locais onde a segurança da rede é conhecida, isto não chega a ser um problema, porém se você está navegando em redes públicas como em universidades, por exemplo, suas informações podem estar trafegando "pelo ar" sem qualquer tipo de proteção.

Sempre que você intencionar o acesso a sua conta do Gmail numa rede pública a qual você desconhece o nível de segurança, configure-a para utilizar HTTPS tanto no login quanto no resto da navegação, criptografando todos os dados enquanto você estiver logado.
Para isso, quando estiver logado acesse a opção "Settings" (desculpe, eu uso o Gmail em inglês, pois ele sempre trás novidades antes da versão em português ), e na aba "General", marque a opção "Always use https". Em português é bem provável que as opções sejam "Configurações", aba "Geral" e selecionar a opção "Sempre usar https".



Dessa maneira, você pode se preocupar menos ao acessar sua conta de e-mail em locais públicos. Apesar de não ser 100% seguro, minimiza certos riscos durante a navegação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...