quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Eraser: Deletando arquivos com segurança

Se você é um usuário inexperiente de informática, pode ainda não saber de um detalhe relevante referente a exclusão de arquivos: quando você envia um documento para a lixeira, ele pode ser recuperado, mas uma vez  que eu limpe a lixeira, os arquivos foram excluídos para sempre e não há mais como recuperá-los certo? Errado.

Quando um arquivo é excluído do HD, ele não é "fisicamente" excluído. O que acontece é que o sistema operacional remove as referências a esse documento da tabela do sistema de arquivos, notificando que o espaço antes ocupado pelo documento pode ser utilizado para novas gravações. Fisicamente, o documento continua lá até que um novo documento sobrescreva o espaço por ele utilizado. Aplicativos como o  "Avira Unerase" ou o "Undelete Plus", por exemplo, podem scannear a superfície do disco e recuperar arquivos deletados que não se encontram mais na lixeira. Note que, como comentei acima, se a área do disco já tiver sido sobrescrita, será teoricamente impossível recuperá-lo; pode acontecer por exemplo, de no momento da instalação do próprio software de recuperação a área desejada ser sobrescrita, impossibilitando a recuperação. Assim sendo, se for seu desejo utilizar um software de recuperação de arquivos deletados, é bom instalá-lo tão logo adquira um computador novo (digo "teoricamente", pois já existem procedimentos de recuperação de dados que são efetivos mesmo quando a área foi sobrescrita, através de estudos dos campos magnéticos da superfície do disco).

Agora imagine a seguinte situação: você tinha determinadas fotos no seu laptop e decidiu eliminá-las do disco rígido. Excluiu e limpou a lixeira também. Porém seu laptop foi roubado, ou seu computador deu problema e teve de ir para a assistência técnica. Dias depois, aquelas fotos que você cuidadosamente deletou do seu HD, aparecem na Internet. Perigoso né? E note que usei o exemplo das fotos, por ser uma situação bem corriqueira, mas poderia ser um documento importante da sua empresa, por exemplo (aqui é importante ressaltar que nem todo o profissional de assistência técnica em TI agirá com má indole, pelo contrário; mas não só na TI como em todas as áreas, existem profissionais bons e maus. Se é possível nos protegermos, não vejo motivo para não fazê-lo).

Felizmente, para essas situações existem diversos softwares que aumentam bastante a segurança na deleção de arquivos do computador. Softwares como o Eraser que pode ser baixado em http://eraser.heidi.ie/download.php. Este tipo de programa utiliza métodos de deleção segura sobrescrevendo a área de disco por diversas vezes, utilizando determinados algoritmos para essa função. O algoritmo utilizado pode ser escolhido pelo usuário como mostra a tela abaixo:



Obviamente, quanto mais passos para a deleção forem executados (dentre as opções disponíveis, algoritmos de 1, 3, 7 e um algoritmo com 35 passos), mais segura e mais lenta será a exclusão do arquivo. O programa pode ser carregado na inicialização do Windows, e as deleções também podem ser executadas clicando-se com o botão direito sobre o arquivo no Windows Explorer e clicando na opção "Erase" no menu de contexto exibido, como mostra a figura abaixo:



 Também é interessante ressaltar que nas configurações do programa, a opção "Set Protection" permite que o usuário cadastre uma senha para rodar o programa. Dessa maneira, usuários mal-intencionados que possam vir a utilizar seu computador, não conseguiriam fazer uma exclusão segura dos seus arquivos, por exemplo. Para isso, precisariam saber a senha. Abaixo a tela de configuração do Eraser:




Apesar disso, é bom lembrar que o Eraser também possui uma versão "portable", ou seja, é possível executá-lo sem a necessidade de instalação no computador, usando apenas um pen-drive (e nesse caso, não precisaria da senha para exclusão). De qualquer maneira, se você deseja aumentar seu nível de proteção, essa é uma boa ferramenta a ser utilizada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...