quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Configurando o Kaspersky Internet Security 2010 - Parte 3

Verificar os endereços da WEB: esta ferramenta é muito útil, principalmente para usuários pouco experientes com a web, que ainda tem bastante dificuldade em diferenciar páginas idôneas de páginas maliciosas. A verificação de endereços Web, permite que as páginas sejam analisadas antes de o usuário poder acessá-las, de forma que o KIS2010 lhe impeça de entrar no site ao detectar código suspeito na mesma, ou se esta estiver listada no seu Banco de Dados de páginas fraudulentas.

Nas configurações do Antivírus da Web, é possível definir o nível de verificação, definir a procura pelo site nos bancos de dados de endereços suspeitos ou de phishing, entre outras.
Também é possível especificar determinadas páginas nas quais o filtro não será aplicado, para agilizar a navegação. No botão “Exclusões”, abaixo, é possível definir em quais páginas a busca não será realizada.
Verificar os softwares de mensagens instantâneas: os softwares de mensagens instantâneas são muito populares atualmente, principalmente entre os mais jovens, sabidamente mais despreocupados com segurança. O KIS2010 lhe permite monitorar as janelas de conversação a fim de proteger seu sistema de programas maliciosos que possam entrar através delas. Assim como no Antivírus da Web, as URLs digitadas podem ser consultadas numa base de endereços suspeitos ou de phishing.

Controlar o comportamento dos aplicativos: uma das características desse software é monitorar o comportamento dos aplicativos instalados no computador. Alguns aplicativos como os principais navegadores do mercado, programas de mensagens instantâneas, softwares de e-mail, etc, já tem seu acesso liberado, pois o objetivo é facilitar e não dificultar a vida do usuário. Mas para os softwares “impopulares”, imagine a seguinte situação: Você certamente já notou que as imagens com milhares de pixels que você carrega no Orkut são redimensionadas quando postadas lá, ou seja, você carrega no Orkut uma foto de 1,5MB mas se baixar a mesma foto, ela terá não mais do que uns 300KB. Como você não é bobo, ao invés de ficar lá 30 minutos enviando as 100 fotos do álbum, você quer redimensioná-las antes e gastar apenas 5 minutos para enviá-las, afinal, o Orkut vai redimensioná-las de qualquer maneira. Ok, dado o cenário, você baixou um programinha freeware que redimensiona as imagens do seu computador, você clica com o botão direito na imagem, escolhe a resolução desejada e “Shazan”, feita a mágica. Mas de uma hora para outra, esse programinha “freeware” decidiu abrir diversas portas no seu computador, aceitar conexões de endereços IPs originários da china e enviar diversos dados da sua máquina (incluindo é claro aquele seu arquivinho “senhas.txt” e seus dados bancários), pela Internet. OBS: Esse processo não foi transparente para o usuário, ou seja, você sequer ficou sabendo disso. Entendeu o porquê de uma ferramenta de controle de aplicativos??? Qualquer atividade suspeita, como tentativas de conexões “anormais”, serão reportadas ao usuário, e esse geralmente terá de exercer alguma gerência sobre o processo em questão (como “permitir” ou “negar”).
Uma funcionalidade bacana do controle de aplicativos é que ele pode inclusive, definir um tempo para que as regras de um determinado aplicativo sejam suspensas após um tempo de inatividade, ou seja, se o aplicativo não for utilizado por 30 dias, por exemplo, mesmo que ele tenha permissão de acesso a Internet, na próxima vez que tentar estabelecer uma conexão, você será avisado.

Aguarde mais dicas nos próximos episódios ;o)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...