segunda-feira, 2 de abril de 2012

App "Girls around me"

Para quem trabalha com TI, as questões "segurança" e "privacidade" estão sempre em evidência, principalmente quando uma depende da outra. Qual não foi a minha surpresa quando fiquei sabendo do aplicativo "Girls Around Me" disponível para dispositivos móveis da Apple em: http://itunes.apple.com/br/app/girls-around-me-foursquare/id468059309?mt=8

Um resumo bem sucinto do que a aplicação faz:

O "Girls around me" é um aplicativo de geolocalização, sendo que a primeira coisa que ele faz ao ser carregado, é obter a sua localização e mostrar um mapa do Google Maps centrado no ponto onde você se encontra no momento. Até aí, nada de anormal. 

A "brincadeira" começa quando o usuário pressiona o botão "Radar", no qual o aplicativo irá mostrar, de acordo com a sua escolha inicial (mulheres, homens ou ambos), uma série de pessoas próximas a sua localização atual, que fizeram chekin no Foursquare e que possuem perfis públicos no Facebook, permitindo a você saber que uma estranha perfeita está há apenas duas quadras de você. Bacana não?!

Creio que não preciso dissertar sobre a quantidade de problemas que podem ser gerados em função desse aplicativo "inocente", acho que só a possibilidade de um estranho ter acesso às suas informações e saber sua localização atual já é o suficiente.

Se quiser ler mais sobre o asunto e ter mais informações dos riscos envolvidos, acesse: http://www.cultofmac.com/157641/this-creepy-app-isnt-just-stalking-women-without-their-knowledge-its-a-wake-up-call-about-facebook-privacy/ (em inglês).

t+

Cristiano
"It's nothing but a network layer 8 issue"  -  "There's no place like 127.0.0.1"


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...