terça-feira, 26 de novembro de 2013

Livro indicado: Bullying e Cyberbullying - O que fazemos com o que fazem conosco

Livro:Bullying e Cyberbullying - O que fazemos com o que fazem conosco?
Editora: Moderna
Edição: 1º
Data:2011
Porque ler: Já citei essa obra num post anterior sobre Cyberbullying e nas indicações de livros, não poderia deixá-la de fora. A autora inclusive fala sobre o livro nesses links do "Palavra do autor" da editora Moderna. Trata-se de um livro curto mas bem esclarecedor. São abordados os conceitos que envolvem a prática do bullying e do cyberbullying, os limites da brincadeira, o perfil dos agressores, as raízes desse comportamento, geralmente baseados no preconceito e na discriminação aprendidos em casa. Aborda ainda  como identificar vítimas, como construir um programa antibullying, formando parcerias entre "família x escola x comunidade" e, muito importante, como mobilizar o maior grupo, os que assistem às agressões, para que se posicionem contra esse tipo de prática. A titulo de exemplo, observe esse trecho: "E o que dizer dos filhos que presenciam agressões diárias entre seus pais, que se batem com palavras em uma relação de desrespeito e desqualificação? A exposição contínua a episódios de violência adormece a indignação, tornando muitos de nós insensíveis ao sofrimento alheio". E isso é exatamente o que vemos por aí. Algumas notícias de violência nos telejornais já não mais nos impressionam, pois tornaram-se comuns no nosso dia a dia. É preciso resgatar as relações de respeito, principalmente nos nossos lares e essa é uma visão fundamental no tratamento do bullying expressa brilhantemente pela autora.
Em tempo, a abordagem dada sobre "o que fazemos com o que fazem conosco", é muito interessante e remete ao pensamento de até onde posso me deixar influenciar pelas agressões. Que tipos de características posso desenvolver para que as agressões não me atinjam, e esse é sem dúvida um ponto de vista que precisa ser muito bem assimilado pelos jovens.
Capa do distinto:


Recomendo  a leitura desse livro, principalmente para quem têm filhos e se preocupam (ou não) com a educação dos mesmos. Obra obrigatória na estante lá de casa ;)

t+

Cristiano
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." - Aristóteles

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...