sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Livro indicado: Direitos da Personalidade

Livro: Direitos da Personalidade
Editora: Atlas
Edição: 1º
Data: 2011
Porque ler: Outro livro que tomei conhecimento através do podcast Segurança Legal. Não é de hoje que as disciplinas da tecnologia da informação e do direito namoram (e diria que se completam). Diversos recursos utilizados na TI precisam de um embasamento jurídico para serem efetivas e a obra não traz apenas casos onde há uma relação direta entre essas disciplinas mas também vários temas relacionados aos direitos da personalidade como um todo. O autor aborda polêmicas jurídicas como eutanásia, o famoso "dano moral", biografias não autorizadas, sistema de cotas e diversos outros temas relacionados, sempre baseando-se em casos reais para facilitar o entendimento. Não é uma obra específica de TI, mas traz casos interessantes que também podem estar vinculados a essa disciplina. O autor passa pelo direito ao próprio corpo, direito à honra, direito à imagem, direito à personalidade e direito ao nome e à identidade pessoal. Por tratar-se de uma obra repleta de exemplos reais, além de facilitar o entendimento, torna-se uma obra cuja leitura é agradável e que nos faz pensar sobre determinados aspectos da lei que, talvez, sequer havíamos notado anteriormente. Da contra capa do livro: "Big Brother Brasil, Enfermeira do Funk, Tropa de Elite, Homem-Lagarto, Twitter, Facebook, Topless, Grafitismo, Vale-Tudo. O novo livro de Anderson Schreiber não é apenas um estudo completo sobre os direitos da personalidade, mas também um divertido passeio por casos reais que têm suscitado as mais intensas polêmicas no meio jurídico. Escrito em linguagem simples, que o torna acessível mesmo ao leitor que se aventura pela primeira vez no mundo do direito, o livro enfrenta com coragem e clareza temas espinhosos, como eutanásia, discriminação genética, testamento biológico, direito à diferença e outros tantos assuntos vinculados à tutela da pessoa humana na realidade contemporânea.
A obra, que celebra os dez anos de magistério do autor, promete se tornar um marco no tratamento da matéria no direito brasileiro, apontando novas soluções para problemas que são, há muito, debatidos pelos nossos tribunais. Por tudo isso, a Editora Atlas tem o prazer de convidar o leitor a participar dessa instigante e prazerosa viagem pelos Direitos da Personalidade."
Livro de extrema importância dado o cenário que temos hoje com aplicativos como Lulu, Tubby, Bang With Friends (que agora virou Down), Girls Around Me, Baddabing e etc. 
Link: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4898676/direitos-da-personalidade/
Capa do distinto:


t+

Cristiano
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." - Aristóteles

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...