quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Palestra no La Salle Esteio

Aconteceu no dia 19/02/2014 no La Salle Esteio uma série de 4 palestras sobre "Cyberbullying" e "Segurança na Internet" com os alunos da instituição. A proposta era fazer na volta às aulas, uma aula inaugural onde os alunos pudessem ser alertados sobre os diversos aspectos e problemas causados pelo cyberbullying e instruí-los quanto a alguns cuidados necessários para utilizar a internet com segurança. 


 

Tive a oportunidade de trabalhar com diversas turmas desde a 5º série até o ensino médio e confesso que fiquei muito feliz e satisfeito com o resultado. As turmas em geral, mesmo os pequenos de 12, 13 anos, foram muito participativos, me deixaram muito a vontade e propiciaram um ambiente muito bacana para que pudéssemos discutir o assunto.

Com os mais pequenos, foram discutidas as características do cyberbullying, o que difere o bullying do cyberbullying, estratégias para tentar prevenir e/ou combater esse problema, maneiras de fazer uma denúncia, casos que podem ser enquadrados como crimes, a responsabilidade dos pais e etc. Discutimos também sobre "celebridades", que passaram por esse problema na sua juventude mas que conseguiram superar essas adversidades. 


É fundamental salientar para eles a importância de criarmos uma ambiente sinérgico entre escola, famílias e comunidade para acabarmos com essa prática que tem atingido tantos dos nossos jovens hoje em dia.


 Já com os maiores, o assunto foi especificamente segurança na Internet e como evitar a superexposição a qual, infelizmente, já estamos nos acostumando. Discutimos assuntos como a origem militar da Internet, porque nos preocuparmos com segurança, engenharia social, hoaxes (boatos), superexposição, e para onde as novas tecnologias estão nos levando no que diz respeito à segurança.

Agradeço novamente a escola pela oportunidade de conversar com essa galerinha e fico muito feliz que tenha conseguido levar informações importantes para que possam discutir com seus pais, amigos e familiares. 


t+

Cristiano
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." - Aristóteles

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...