segunda-feira, 24 de março de 2014

Palestra no Alcides Maya Tecnologia

Aconteceu entre os dias 10 e 14 de março de 2014 a 1º Semana Acadêmica da Faculdade Alcides Maya de Tecnologia. Uma semana de fóruns, palestras, painéis, minicursos  e simpósios, visando discorrer sobre temas atuais de tecnologia da informação com os alunos da graduação. 

 Com o professor Mathyas e o Coordenador de ensino Vitor Hugo

Ao ser escolhido como um dos facilitadores dessa atividade, ministrei no dia 12/03/2014 a palestra sobre "Segurança na Internet - Também é questão de Bom Senso" para os alunos dos cursos Tecnólogo em redes de Computadores e de Sistemas para a Internet. Por três horas e meia, conversamos bastante sobre a importância de um usuário bem treinado/informado desde o atendimento até a alta direção das empresas para minimizar os ataques inerentes ao fator humano. Conversamos também sobre o novo cenário da segurança e suas mudanças nesses últimos anos (principalmente seus novos vetores de ataque), conceituamos segurança com seus fatores básicos (confidencialidade, disponibilidade, integridade, autenticidade, e irrefutabilidade), a importância (ínfima) que geralmente se dá para a segurança digital até que algo ruim aconteça, exploramos casos de engenharia social e super exposição na web. Debatemos sobre a grande importância dada à prevenção (amplamente discutida e implementada pelas empresas através de firewalls, certificados digitais e afins), e a pouca importância sobre fatores ainda mais relevantes  como a detecção e a resposta a incidentes (que as empresas geralmente esquecem ou dão menos atenção).

 
Além disso, falamos sobre novos (e perigosos) aplicativos para smartphones, falamos sobre hoaxes e suas consequências traumáticas, descarte correto de informações, perigos das redes sem fio (vista erroneamente por muitos como plug-and-play), abordamos o Ransonware e a importância do usuário ter backup de suas informações, falamos sobre senhas e autenticação e fizemos uma prática com o CUPP para reforçar a importância da utilização de senhas seguras.

Por fim, exploramos algumas dicas de programas para melhor proteger as comunicações na rede, falamos sobre segurança em Cloud, BYOD e a "Internet das coisas" e abordamos as tendências e horizontes da segurança da informação, inclusive sobre os efeitos da espionagem governamental sobre as comunicações em rede a nível mundial. 

Abaixo, algumas fotos com o professor Elton Oliveira que, em nome da instituição me presenteou com o certificado de participação e com a professora Felícia Volkweis, que também em nome do Alcides Maya Tecnologia me presenteou com um "mimo", contribuindo para meu famigerado sobrepeso \o/\o/.




Fico muito feliz em ter contribuído para a atividade e agradeço a confiança no trabalho sendo realizado, principalmente ao setor pedagógico nas figuras das Sras. Bianca Gonçalves, Cíntia Moura, Paula Machado e nosso coordenador de ensino Vitor Hugo Aramburo Pires. Sem dúvida um belo trabalho de equipe.

Abaixo alguns dos feedbacks recebidos pela palestra e, aqui é importante ressaltar, que sendo positivos ou não, sempre merecem atenção (principalmente os negativos, pois quando justos, te fazem repensar o trabalho prestado). 






"Nenhum de nós sozinho é melhor do que todos nós juntos". Parabéns à equipe pedagógica, à todo o corpo docente e ao Alcides Maya Tecnologia como um todo (marketing, serventes, secretaria, enfim, todos os setores), por um trabalho muito bem realizado.

t+

Cristiano
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." - Aristóteles

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...