Imagine a seguinte situação: Você tem duas portas na entrada da sua casa, onde uma delas possui uma única fechadura e a outra possui 7 fechaduras, idênticas a da porta anterior. Pergunta:
- Qual delas é a mais segura?
Tempo para pensar............ Ok, tempo esgotado.
Obviamente, a mais segura é a que tem 7 fechaduras pois o ladrão levará mais tempo para abrir 7 trancas do que apenas uma.
Agora a segunda pergunta:
- Por qual dessas duas portas você sai mais rapidamente?
Novo tempo para pensar............ Feito!
É claro, você sai mais rápido pela porta que tem uma única fechadura, e veja, este é um exemplo bem claro do que significa trabalhar com segurança: custo benefício. O que vale mais a pena no seu ambiente? Executar as tarefas mais rápido ou executar as tarefas com segurança? Será que vale mais a pena levar 1 minuto para sair de casa mas sentir-se desprotegido ou levar 5 minutos para sair de casa sentindo-se razoavelmente protegido? E perceba, digo "razoavelmente protegido", pois como comentei no primeiro tópico, 100% de segurança é como ver vacas voando ;o).
Em resumo: 2 - A segurança "geralmente" compromete a agilidade dos processos
Portanto a grande questão de executar suas tarefas diárias com segurança, principalmente no computador, é que você poderá levar mais tempo para executar determinadas funções, mas dependendo da sua atividade e do tipo de informação ao qual você tem acesso, vale muito mais apena levar alguns minutinhos a mais para realizar suas tarefas porém dormir tranquilo.
No caso do webmail, por exemplo, existe o botão "logoff" ou "sair", que não está lá por acaso. Se você simplesmente fechar a janela do navegador sem executar as funções de desconexão, sua sessão continuará aberta e dependendo do ambiente utilizado, isto pode se tornar uma grande dor de cabeça, principalmente se houverem pessoas mal intencionadas compartilhando o mesmo computador que você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário