Voltemos ao exemplo das fechaduras nas portas. Já chegamos a conclusão que a porta que possui 7 fechaduras é a mais segura certo? Agora uma nova pergunta para uma nova conclusão:
- O que é mais seguro, utilizar uma única chave para todas as fechaduras ou utilizar 7 chaves diferentes?
Tempo........
Correto. Obviamente, utilizar 7 chaves diferentes, será mais seguro do que utilizar uma única chave para todas as portas.
Agora para estragar a festa a segunda pergunta:
- O que é mais fácil de usar, uma única chave para todas as fechaduras ou 7 chaves diferentes?
Precisa de tempo? Ok, lá vai.....
Pois é, obviamente usar uma única chave, seria bem mais fácil do que utilizar 7 chaves diferentes para abrir todas as fechaduras, mas trabalhar com segurança, tem dessas coisas.
Portanto: 3 - A segurança diminui a facilidade de uso
Transportemos essas situações para o mundo digital. Seja sincero consigo mesmo e responda a seguinte pergunta:
- Os usuários de computador trabalham com diversos cenários diferentes e precisam armazenar a senha do banco, das 3 contas diferentes de e-mail, do sistema da empresa, dos "n" serviços que requerem um cadastro na web, etc. Você utiliza a mesma senha para todos esses serviços?
Tempo....
Entendeu o risco? É claro que utilizar a mesma senha para todas as contas de e-mail e para todos os serviços disponíveis na web, é muito cômodo para o usuário, pois lhe poupa a necessidade de memorizar diferentes senhas para diferentes serviços. Mas já imaginou se alguém descobre essa senha "universal"? Todos os serviços aos quais ele tem acesso estarão comprometidos, e não adianta culpar os provedores desses serviços se o usuário não faz a sua parte.
Isso sem falar nos usuários que têm mania de criar senhas fracas (somente numéricas, somente alfabéticas, com datas de aniversário, etc), mas isso já é assunto para uma nova postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário