sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Política pessoal de backup

A grande maioria das empresas têm (ou pelo menos deveria ter) uma política definida para realizar o backup dos seus dados regularmente. O backup consiste na utilização de ferramentas (software, hardware e até redes) para armazenagem de dados pessoais ou da organização de maneira que eles estejam disponíveis rapidamente no caso de um desastre que implique em perda de dados.

Trocando em miúdos, é uma cópia de segurança que deverá estar disponível em caso de perda, independente do motivo: hardware com problema, má operação do sistema, acidentes naturais (alagamentos, terremotos, etc), enfim, seja qual for a tragédia, ter uma cópia de segurança dos dados é imprescindível para evitar dores de cabeças desnecessárias. Digo isso porque, acredite: se você nunca perdeu nenhum arquivo importante, prepare-se, você ainda vai perder. Não, não estou rogando praga, pelo contrário, o intuito aqui é justamente auxiliar o usuário a passar por este trauma da melhor maneira possível.

Quantas vezes você já ouviu falar do Fulano que estava encerrando o trabalho de conclusão de curso e na hora "H" (hora essa que sempre está relacionada ao dia "D"), o computador pifou. E para ajudar, nosso amigo Fulano, cuidadoso e precavido como sempre, constatou que nenhuma das 3 cópias em DISQUETE do seu documento funcionam. Sim, isso acontece muito, tanto a perda de informações importantes, quanto uma má política de backup pessoal (e acreditem, fazer cópias de arquivos importantes em disquetes, uma das mídias menos confiáveis do mundo da informática, ainda é muito praticado por alguns usuários).

Em linhas gerais a recomendação principal aqui é: "FAÇA BACKUP! SEMPRE!". Abaixo seguem algumas dicas que você deve considerar para realizar essa tarefa.

1 - Crie o hábito de fazer cópias
A informática é uma ciência exata, e como toda ciência exata requer prática. Habitue-se a realizar uma cópia de segurança das suas informações periodicamente e você verá que em pouco tempo esse processo deixa de ser encarado como trabalhoso e passa a ser encarado como satisfatório e necessário. Algumas empresas costumam realizar backups diários de suas informações, outras semanais, quinzenais, ou no intervalo que melhor lhes convém. Você pode escolher um intervalo que lhe seja satisfatório para gerar cópia de arquivos importantes, mas eu recomendo no mínimo semanalmente, e se possível diariamente. O importante é que você esteja ciente de que se realizar uma cópia semanal e precisar recuperar informações de sua mídia de backup, ela poderá conter dados de 6 dias atrás. Se o backup for mensal, pode acontecer de você ter de recuperar dados de 28, 29, 30 dias atrás. Se você fizer backup diariamente e alguma falha ocorrer, terá dados de até 24hs atrás. Cada usuário sabe da sua necessidade e portanto deve estabelecer sua própria política.


2 - Teste suas mídias de backup

Tão importante quanto realizar cópias de segurança é testá-las regularmente. É comum a utilização de mídias como fitas dat, HDs externos, pen-drives, entre outras mídias de armazenamento para a realização da cópia de segurança, e como já é sabido, essas mídias precisam de uma verificação regular para avaliação do seu estado operacional. Se algum dia você precisar da mídia de backup é imprescindível que ela esteja íntegra.

3 - Tenha uma cópia num local geograficamente distante da sua operação regular
Isso mesmo, nada de gerar várias cópias de seus arquivos e deixá-las junto ao seu computador. Você até pode ter uma cópia por perto, para o caso de perder dados e necessitar de uma restauração imediata, mas se um avião cair sobre o seu local de operação regular, de nada vai adiantar você ter uma cópia próxima do seu computador. Ah, estou sendo dramático??? Lembra do episódio do 11 de Setembro? Então, empresas inteiras desapareceram da face da terra. Algumas inclusive, tinham uma política de backup na qual a empresa funcionava numa das torres e as cópias de segurança eram armazenadas na oura torre. O que poderia dar errado? Um terremoto? Um maremoto? Um avião derrubar as duas torres? Pois é, deu, e foram 2 aviões. Mas e quanto a probabilidade de que isso vá acontecer comigo? Bom, pode ser ínfima, mas ainda assim ela existe e pode acontecer a qualquer momento. Lembre-se, o equipamento pode ser substituído; pessoas, profissionalmente falando, também podem ser substituídas. E a informação?

4 - Se preciso, tenha mais de uma cópia
Como foi citado na dica acima, uma cópia próxima ao computador e uma cópia geograficamente distante são imprescindíveis, motivo pelo qual algumas empresas utilizam SANs (Storage Area Networks ou Redes de Armazenamento). O usuário doméstico, também deve utilizar uma política similar, tendo uma ou mais cópias perto do computador e outras cópias distantes também. Considere por exemplo, um usuário que precisa gravar cerca de 400MB de dados de informações de backup. Se este usuário investir R$40,00 ele pode comprar 8 CD-RWs e gravá-los todos os dias da semana, sempre lembrando de armazenar uma dessas cópias na casa de uma amigo(a), da namorada(o), na gaveta do trabalho, enfim, em qualquer lugar teoricamente protegido e seguro. Se alguma coisa acontecer com um arquivo importante desse usuário na quinta-feira, ele terá a opção de restaurar qualquer versão do arquivo perdido até a quinta-feira da semana anterior. Além do que se a mídia da quarta-feira falhar, ele ainda terá um número grande de mídias para "lhe salvar a pele". ;o)

5 - Para tornar a tarefa menos cansativa, faça backups incrementais
Dependendo da quantidade de dados que você deseja armazenar, uma tarefa de backup pode durar alguns minutos ou algumas horas. O ideal nesses casos é utilizar ferramentas que façam backup incremental, ou seja, ferramentas que só copiam arquivos novos ou que tenham sido alterados para a mídia de backup. Dessa maneira, o backup vai demorar para ser executado apenas na primeira vez, nas demais, ele se deterá apenas no que foi alterado.

6 - Na pior das hipóteses, guarde no Gmail ;o)
A nova "moda" e provavelmente o futuro da tecnologia é o Cloud Computing ou Computação em Nuvem, que de uma maneira bem genérica, consiste em utilizar um navegador para acessar dados e programas que estarão concentrados na nuvem, ou seja, na Internet. Você provavelmente já deve utilizar os serviços do Google (busca, calendário, e-mail, grupos, picasa, etc...), logo, já faz uso da cloud computing mesmo sem perceber (debateremos cloud computing em tópicos futuros).
Portanto caso não tenha muitas opções para fazer backup, criptografe as informações mais críticas e mande uma cópia para a sua conta do Gmail mesmo, que pode ser acessada em qualquer canto do mundo e fornece um bom espaço de armazenamento.

Em posts futuros, serão exibidas algumas ferramentas para realização do backup para o usuário doméstico.

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