sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ferramentas pessoais de backup: Microsoft SyncToy 2.0

Como a idéia é utilizar softwares simples que auxiliam as tarefas diárias dos usuários comuns, segue aqui uma ótima dica para quem quer fazer backup de dados de forma simples e rápida em ambiente windows, o software SyncToy da Microsoft. Não grava CDs nem DVDs, mas quem faz cópias em HDs, pendrives, drives de rede, etc é uma ferramenta de grande utilidade.

Para a instalação do SyncToy é preciso que o pacote .Net Framework esteja instalado.
Microsoft .Net Framework Version 2.0 Redistributable Package (x86), disponível em: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=0856EACB-4362-4B0D-8EDD-AAB15C5E04F5&displaylang=en (Inglês)
ou
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=0856eacb-4362-4b0d-8edd-aab15c5e04f5 (Português Brasil)

Depois, baixe o pacote do SyncToys 2.0 em:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=c26efa36-98e0-4ee9-a7c5-98d0592d8c52&displaylang=en

Após a instalação, você pode configurar dentro do programa uma pasta (ou drive) de origem e uma pasta (ou drive) de destino no qual deve ser feita a cópia.



Depois você deve escolher uma das opções a seguir para realizar a cópia:
- Sincronizar: arquivos novos ou alterados serão copiados para ambos os lados. Arquivos deletados ou renomeados serão replicados para ambos os lados;

- Eco: arquivos novos ou alterados serão copiados da pasta da esquerda para a direita. Arquivos deletados ou renomeados na pasta da esquerda serão repetidos na pasta da direita;

- Contribuição: arquivos novos ou alterados serão copiados da pasta da esquerda para a direita. Arquivos renomeados na pasta da esquerda serão repetidos na pasta da direita. Não há deleções;



Depois de definidas as pastas e opções do backup, basta dar um nome a tarefa de backup e se necessário alterar algumas opções mais avançadas, como arquivos a serem excluídos da tarefa de backup, não checar o conteúdo dos arquivos, inclusão/exclusão de subpastas, salvar arquivos sobrescritos na lixeira, entre outras opções.



Em linhas gerais, esse software não é nenhum Supra-sumo das cópias, mas é uma excelente opção para quem precisa manter cópias sincronizadas ou simplesmente fazer cópias de segurança entre diferentes drives.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...