segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Sobre ataques na informática: Segurança Lógica x Segurança Física

Quando se fala em segurança ou em ataques na área de TI, logo se pensa em proteções como firewall, antivírus, e uma parafernália de ferramentas que darão ao usuário uma sensação de segurança e permitindo-lhe ter o sono dos justos. Mas seria o suficiente? Imagine, por exemplo, se você está apresentando uma palestra importantíssima e alguém derruba o projetor (intencionalmente ou não). Você acaba de sofrer um ataque de DOS (negação de serviço), ou seja, você estava oferecendo um serviço que foi subitamente negado, e precisará de um tempo para se recuperar (isto se você pensou num projetor reserva antes da sua apresentação, senão todo o seu trabalho pode ter ido a bancarrota).

A segurança física, é tão importante quanto a segurança lógica. Uma empresa que tem sua área de TI, principalmente seu parque de servidores, com livre acesso a qualquer funcionário, está correndo um grande risco. Se um funcionário insatisfeito entrar na sala de servidores e desconectar o cabo de rede deste servidor do switch, talvez este problema leve um bom tempo para ser descoberto/corrigido e e-mails importantes deixem de chegar ao seu destino em tempo hábil (isto considerando que um usuário insatisfeito com acesso ao parque de servidores, vá apenas desconectar um cabo de um servidor, pois o estrago poderia ser beeeeeem pior).

Logo, tão importante quanto cuidar logicamente de suas informações, preocupar-se com a segurança física também é imprescindível. Você não deixaria seu filho de 2 anos, brincar com um copo de café perto do laptop no qual está o projeto que você levou 6 meses para completar não é? Portanto procure ter uma política de acesso aos seus dispositivos para que ataques, por mais ingênuos que possam parecer, sejam evitados.

Ah e nunca é demais comentar: tenha backup.

;o)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...