terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CCleaner: Faxina no PC para evitar dores de cabeça

É comum, mas muito comum mesmo, ouvirmos a máxima: "Meu computador está lento!!!" (e note que geralmente quando o usuário emite essa afirmação, ele quase personifica a entidade "computador" como se fosse um monstro de vontade própria ligado na tomada com oobjetivo principal de atrasar sua vida). Não me surpreendo muito quando pessoas que possuem computadores com mais de 3 anos emitem esse tipo de afirmação, afinal, os programas mais comuns como os navegadores, antivírus, ferramentas de escritório (editores de texto, planilhas, apresentações), entre outros, sofrem atualizações regulares e logo, exigem mais memória para implementar novos recursos. Porém vejo também pessoas que compraram computadores recentemente e que reclamam da velocidade de seus equipamentos, mesmo não rodando nenhum aplicativo que exija muita memória como os softwares de CAD, por exemplo. A pergunta inevitável  nesses casos é: "Você faz algum tipo de manutenção no seu equipamento?".

Pense no seu computador como no seu veículo. Você pode tê-lo comprado novo ou usado, não importa, mas se você não fizer manutenções regulares, melhorar é que ele não vai ;o) Conforme você for utilizando-o,  ele vai degradando e alguma manutenção sempre se faz necessária. No exemplo do veículo novo, se você comprá-lo "zeradinho" mas nunca trocar o óleo, uma hora o motor vai fundir. Com o PC não é diferente. Se você utilizá-lo frequentemente e nunca fizer manutenção, uma hora ele dá pau, e por um capricho do famoso "sr. Destino" muito bem previsto pelas Leis de Murphy, isso acontecerá quando você mais precisar dele.

Uma ótima ferramenta para auxiliá-lo a manter seu computador em bom estado é o CCleaner que pode ser baixado em: http://www.ccleaner.com/download/ 

Ele permite fazer uma boa limpeza no seu computador, removendo arquivos temporários e arquivos desnecessários que ficam ocupando espaço. As diversas opções de limpeza podem ser vistas na tela abaixo:
 
Neste exemplo, como executo essa ferramenta com certa regularidade, apenas 5,7MB de dados desnecessários foram removidos do computador, porém já vi casos, em computadores que nunca tinham sofrido nenhum tipo de manutenção, onde mais de 2GB de dados desnecessários foram removidos. Note também que as opções de limpeza são opcionais, e caso você não queira perder todos os endereços digitados no navegador ou seu histórico de navegação, por exemplo, basta desmarcar as opções "Histórico" e "Endereços digitados recentemente".
Além disso, o software também possui uma ferramenta para análise de erros no registro do Windows, muito útil para computadores apresentando anomalias ou em situações em que o usuário instala/remove muitos programas. Se você desinstalou um programa do computador, mesmo que tenha sido através do desinstalador da aplicação removida, é sempre bom passar o CCleaner no registro para ver se não ficaram rastros desnecessários para trás. Abaixo, uma tela mostrando a limpeza do registro:


O programa também centraliza outras funções como um desinstalador de programas do computador, uma opção para mostrar quais programas são iniciados junto com o sistema operacional permitindo desabilitá-los e permite também remover pontos de restauração do sistema.
Assim como o Eraser que vimos num post anterior, o CCleaner também permite fazer uma deleção segura de arquivos, obviamente tornando o processo de exclusão dos arquivos temporários um pouco mais lento. De qualquer maneira, é uma boa opção para quem se preocupa com a segurança (note que, quanto maior a quantidade de dados a ser removida, mais lento será o processo de deleção segura).
Uma opção interessante do CCleaner é que ele pode ser configurado no agendador de tarefas do Windows para rodar automaticamente, sem a interferência do usuário. Dessa forma, basta que você configure o agendador para rodar o CCleaner com a opção "/auto" para que ele execute na hora especificada e limpe os arquivos automaticamente. Note que essa limpeza é dos arquivos temporários, a limpeza do registro do Windows precisará ser feita manualmente pelo usuário de tempos em tempos. De qualquer maneira, é uma boa política configurar o computador para executar o CCleaner automaticamente na inicialização do sistema, e uma vez por semana abrir o programa para executar a limpeza do registro do Windows.
Esta ferramenta é muito útil para o usuário. Considere tê-la instalada para suas próximas manutenções mo computador.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...