quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Configurando o Kaspersky Internet Security 2010 - Parte 5

Controle dos Pais: Essa funcionalidade do KIS2010 é muito bem vinda, ainda mais nos dias de hoje onde as ameaças se espalham na Web. Com o Controle dos Pais, como o nome sugere, um controle efetivo de como esse computador é utilizado na Internet pode ser definido e implantado, de maneira a diminuir riscos. Essa ferramenta permite por exemplo, definir perfis de uso (Criança, Adolescente ou Adulto), aplicando restrições para esses perfis de acordo com a política adotada pela família. É possível definir, por exemplo, que o perfil "Criança" só terá acesso a Internet aos Sábados e Domingos, das 09:30 às 12hs e durante a semana das 17:30hs às 21:30hs, teoricamente, horários onde possivelmente terão a supervisão de um adulto, como mostra o exemplo abaixo:
Além disso, é possível especificar endereços da web que serão bloqueados, definindo explicitamente quais são esses sites numa lista, ou especificando categorias nas quais os sites devam ser bloqueados (violência, drogas, pornografia, etc). Para os mais radicais, é possível fazer o inverso, e definir uma lista dos únicos sites que terão acesso concedido, ou seja, nenhum outro site que não esteja nessa lista poderá ser acessado.

Configuração de atualizações: nessa tela é possível definir de onde as atualizações devem ser baixadas. Geralmente devem ser baixadas diretamente dos laboratórios da Kaspersky, mas se você faz parte de uma rede de computadores, nada impede de baixar as atualizações numa pasta compartilhada da rede e fazer com que as outras estações busquem também as atualizações dessa pasta, evitando desperdício de banda. Nessa janela é possível ainda especificar um servidor proxy para a atualização caso haja um disponível, além de agendar atualizações futuras.

Opções: No menu "Opções", além de poder desabilitar a auto defesa (não recomendável), é possível configurar outras opções interessantes, como o uso das teclas "CTRL + SHIFT + ALT + P", para ativar o teclado virtual, por exemplo. Além disso, nessa opção é possível fazer o backup das configurações e guardá-las num arquivo, para posterior recuperação se assim for necessário.
Ameaças e Exclusões: É recomendável selecionar todas as opções dessa tela, de maneira que o KIS2010 possa detectar todo o tipo de ameaça que ele é capaz.

Rede: Nas opções de rede, é recomendável também, deixar o programa monitorar todas as portas de rede e não apenas as portas selecionadas, que por padrão, monitora apenas os serviços mais comuns. Também é interessante selecionar a opção de análise de conexões criptografadas e a análise de pacotes de rede.
Notificações: Considero esta uma das melhores funcionalidades do KIS2010, pois ele permite que você configure como quer receber as notificações das ocorrências que ele por ventura detectar. É possível configurar que as notificações sejam feitas em tela, emitindo um som ou por e-mail, inclusive utilizando todas ao mesmo tempo se desejar.
 Minha sugestão é que na tela abaixo, você use as notificações por e-mail apenas nas funções mais importantes, como detecção de malware, erros de atualizações, bancos de dados obsoletos, etc. Do contrário, o antivírus poderá gerar uma quantidade enorme de avisos desnecessários e você poderá se tornar "imprudente" no tratamento desses alertas.
 Na tela abaixo, a tela de configuração dos endereços de e-mail de emissor e remetente das notificações.
 Relatório e armazenamento: Esa função também é muito importante, pois permite especificar os tipos de eventos que devem ser reportados, bem como o tamanho do arquivo de armazenamento desses relatórios. Se você possui bastante espaço em disco, sugiro que um arquivo de 1GB (1024 MB), seja o suficiente para esse armazenamento, sofrendo o rotate dos logs a cada 30 dias.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...