quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Configurando o Kaspersky Internet Security 2010 - Final

Para finalizar essa série de configurações do KIS2010, vamos verificar algumas opções de uso da ferramenta.
Para começar, vamos a sessão de relatórios, onde podemos verificar por período, quais as ameaças as quais nosso coputador esteve exposto. Nessa tela ele relata tentativas de vírus, cavalos de tróia, adwares, vulnerabilidades e outros malwares.
 Clicando na opção "Relatório detalhado", é possível verificar cada opção do relatório detalhadamente (gênio), como arquivo detectado, data e hora do evento, ação tomada, etc.
 Ainda referente ao uso, na opção "Atualizações", é possível iniciar uma atualização e verificar quais são as versões dos bancos de dados de vírus sendo utilizados, qual a quantidade de ameaças que cada módulo detecta e ainda possibilita fazer uma reversão para bancos de dados anteriores (opção que deve ser utilizada apenas nos casos em que uma atualização não pôde ser completada corretamente).
 Na opção "Segurança", é possível ter acesso a serviços úteis como a criação de discos de recuperação do sistema (geralmente uma imagem .ISO baixada do Kaspersky Labs), solucionar problemas de configuração do MS Windows, geralmente relacionados ao IE, ajustar as configurações do navegador, apagar histórico de atividades, tar acesso ao controle dos pais e ao teclado virtual.
 O teclado virtual que por sua vez, é muito útil para evitar que os Keyloggers, programas que tentam capturar teclas digitadas, tenham sucesso. Na tela abaixo, um exemplo do teclado virtual sendo utlizado para acessar uma conta no Gmail.
 Além dessas opções, na tela principal do programa, existe uma opção de Suporte, que permite um acesso rápido e prático ao suporte do desenvolvedor, bem como a um fórum onde outros usuários do produto podem trocar idéias. Já utilizei uma vez e pelo menos comigo funcionou muito bem, tive respostas rápidas e pude solucionar meu problema (que era um conflito entre o KIS2010 e meu driver de impressão). Além disso, a opção de "Suporte" dá também acesso a um KB (Knowledge Base ou Base de Conhecimento) do produto, também útil para obter suporte.
  O KIS2010 conta ainda com uma ferramenta que gera relatórios do sistema, para facilitar a vida do pessoal de suporte, o que significa que você não precisará ter um conhecimento técnico sobre seu equiamento para poder relatar um problema. Muito útil para quem ainda se perde nos bits e bytes ;o)
Se você é usuário do Windows Live Messenger, e tem o hábito de enviar/receber arquivos através desse programa, recomendo que você configure-o para executar o antivírus automaticamente a cada arquivo recebido, dessa forma, quando você recebe um arquivo via WLM, o KIS2010 fará uma verificação automaticamente no arquivo recebido. Para isso, entre nas configurações do WLM e na guia "Transferência de Arquivo", procure pelo executável do KIS2010, que geralmente fica no "C:\Arquivos de programas\Kaspersky Lab\Kaspersky Internet Security 2010\avp.exe" para usuários de Windows XP.
E para finalizar, se você deseja executar uma verificação sem esperar pela hora programada, basta entrar na opção "Verificação" e rodar a verificação desejada, completa, de objetos, de vulnerabilidades ou apenas uma verificação rápida.
Se você desejar, também é possível passar o antivírus num único arquivo ou numa única unidade. Para isso, basta abrir o seu Windows Explorer e navegar até o objeto que deseja verificar. Clicando sobre ele com o menu invertido do mouse, o menu de contexto mostrará uma opção chamada "Verificar vírus". Clique nessa opção e somente o objeto desejado será verificado. 
E encerra-se aqui a série sobre o KIS2010. Espero ter ajudado  e quaisquer sugestões serão sempre bem-vindas. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...