Livro: We are Anonymous - Inside the Hacker World of LulzSec, Anonymous, and the Global Cyber Insurgency
Autor: Parmy Olson
Editora: Little, Brown and Company
Edição: 1º
Data: 05 de junho de 2012
Porque ler: A autora através de entrevistas (pessoalmente, através de e-mails e em canais de IRC com os participantes), conta de maneira bem fácil a origem dos grupos "Anonymous" e "LulzSec", citando curiosidades, incluindo aqui questões sobre o temperamento dos envolvidos e como foram capturados (segundo algumas opiniões de maneira bastante questionável; alguns hackers que usaram as mesmas ferramentas pegaram alguns anos de prisão, gerando um debate de até onde os agentes da lei podem ir já que cometeram as mesmas infrações).
Link: http://www.amazon.com/We-Are-Anonymous-LulzSec-Insurgency/dp/B00EBFJ5SI Capa do distinto:
Se você por ventura ler o livro, acredito que como eu, ficará tentado em dar um "rosto" aos personagens (aliás, contradizendo em absoluto a ideia do anonimato no qual o grupo se baseou). Portanto se você se sentir tentado a conhecer estes "personagens" na vida real, segue uma foto deles abaixo. Na imagem vemos acima os principais líderes do grupo: tFlow e Topiary (que conforme o livro relata, era a principal voz do grupo, quem fazia as declarações para a imprensa); abaixo: Kayla e Ryan
(que segundo o livro, não fazia parte da "cúpula" mas participava de
ataques quando solicitado; tinha uma botnet com 1,3 milhões de
computadores e
foi um dos responsáveis pelo grande "poder de fogo" de alguns ataques,
entre eles a CIA e o Pentágono americano). A imagem maior é de Sabu, que após ser capturado, virou informante do FBI para reduzir sua pena. Fonte das imagens: aqui e aqui.
Fique sabendo do livro através do POASEC e decidi lê-lo após recomendações de que seria uma boa obra. Não me arrependi, realmente dá vontade de ler as mais de 450 páginas o mais rápido possível a medida que os fatos vão acontecendo. O trabalho de pesquisa da autora foi fantástico, incluindo como o grupo surgiu, trechos de conversas nos canais de IRC, ferramentas utilizadas para os ataques como o Tor (para navegar anonimamente), o LOIC (para DDoS) e o Havij (para SQL Injection).
Apesar disso, não é ma obra de objetivo técnico, sendo que indico para qualquer um que queira se aprofundar em como surgiu o movimento, seus objetivos, seus feitos e mesmo seus diversos conflitos internos.
t+
Cristiano
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las." - Aristóteles
Nenhum comentário:
Postar um comentário